terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os Quatro tipos de pessoas
Baseado na parábola do Semeador - Jesus Cristo
Mateus 13.1-9 e 13.18-23; Marcos 4.1-9 e 4.13-20; Lucas 8.4-8 e 8.11-15

Mt 13.1 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar. 2 A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. 3 Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
— Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.
Pessoas Evasivas – Pessoas que não tem nenhum objetivo e não se comprometem com nada.


5 Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 6 Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.
Reticentes – Pessoas que não sabem que podem alcançar seus objetivos e, por isso, tem medo de comprometer-se.


7 Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
Desistentes – Pessoas que partem em direção ao objetivo, mas desistem quando a caminhada se torna difícil.


8 Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
Totalizadores – Pessoas que definem os seus objetivos e comprometem-se com eles e pagam o preço para alcançá-los.

Jesus explica a parábola do semeador e vamos explicar a diferença entre os tipos de pessoas:

Pessoas Evasivas
18 — Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer. 19 As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno(diabo) vem e tira o que foi semeado no coração delas.
As Pessoas Evasivas são aquelas que até têm sonhos e almejam crescer, mas quando as pessoas que estão ao seu redor roubam, destroem e matam seus sonhos e ambições, assim como o diabo faz conosco às vezes, essas pessoas perdem tudo - os objetivos, o comprometimento e até a vontade de viver. Isso é comum no mercado de trabalho comum, onde pessoas começam a despontar nos seus ambientes de trabalho e de repente começam a persegui-las, a humilhá-las e desestabilizá-las emocionalmente, até conseguir roubar tudo dela, já não sonha mais, nem tem ambições e já não vive mais. E quando alçam vôo a um ambiente novo, um empreendimento como o marketing multi-nível então - é pior até. Passam a chamá-la de louca. Acusá-la de doida porque deixou tudo, faculdade, negócio tradicional, por algo "maluco" - desconhecido. Esse tipo de pessoas então passam a não ter nenhum objetivo e não se comprometer com nada.


Pessoas Reticentes
20 As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, 21 mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.
As Pessoas Reticentes são aquelas que não reconhecem que tem possibilidade de alçar altos vôos, assim como as águias. Quando lhe apresentam uma nova oportunidade de negócio - algo diferente do que ela está acostumada. Logo se empolga. Trabalha e enfrenta desafios difíceis de vencer. Entretanto logo que começa a esbarrar em falta de resultados – o medo a abate e ela logo começa a desanimar-se. Pois não criaram raízes no empreendimento e logo desistem e ainda criticam-no por desconhecer o seu grande potencial. Esse tipo de pessoas não sabe que podem alcançar seus objetivos e, por isso, tem medo de comprometer-se.


Pessoas Desistentes
22 Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos.
As Pessoas Desistentes entenderam que podem ter uma vida maravilhosa e de sucesso. Desprendem-se das amarras que as retém numa vida de ostracismo. Buscam o sucesso em sua vida – seja qual área for. Entretanto, em determinado momento de sua trajetória ela perde-se no foco original.
Quando esse tipo de pessoa enfrenta suas barreiras e bloqueios para um novo empreendimento, como o marketing multi-nível por exemplo, ela obtém um determinado sucesso e começa a vislumbrar o mundo de forma diferente do que enxergava antes – talvez o foco original esteja começando a embaçar. E ela então já não é a mesma pessoa”. Já começa a sentir-se - como dizem os jovens de hoje – “a última coca-cola no deserto”. Acha-se superior aos outros, seus planos mudam de sentido e acaba-se perdendo da trajetória. Também ocorre o desvio do foco com relação à riqueza. Quando começa obtê-la, logo esquece-se das promessas que havia feito – foge das princípios adquiridos na família e igreja e começa a moldar-se ao que o mundo comum ou modo comum, impinge. Já não contribui mais com a igreja, não faz filantropia – cega-se pelo lucro exagerado. Assim a satisfação já não existe e a jornada vai ficando cada vez mais difícil e busca “novos horizontes” – novos marketing’s – se não estiver em dois ou mais ao mesmo tempo, novas trajetórias, pois se prende a preocupações do tipo: “o que vão pensar de mim os que estão ganhando muito com isso”. Fatalmente acabam desistindo e abrem mão de tudo, porque tudo se tornou difícil demais.
Esse tipo de pessoas parte em direção ao objetivo, mas desistem quando a caminhada se torna difícil.


Pessoas Totalizadoras
23 E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.
As Pessoas Totalizadoras são aquelas que já planejam suas vidas desde o princípio e sempre buscam melhorar em todos os aspectos da vida, seja físico, psicológico, material, financeiro e espiritual. Essa pessoa compreende que tem que definir seus sonhos, traçar seus objetivos e buscar com todo empenho a concretização dos mesmos. Mesmo que tenha que abrir mão, pelo menos por um tempo, de prazeres que está acostumado. Entretanto esse tipo de pessoa jamais abrirá mão de seus princípios elementares adquiridos, sejam familiares ou espirituais. Não abre mão da sua fidelidade com Deus, com a igreja e com a filantropia. Seus projetos são pautados sempre na busca de um bem maior – não o individual, mas o coletivo. A trajetória traçada é para dar qualidade de vida a si próprio e aos seus, mas sem nunca esquecer do próximo. A qualidade de vida está pautada no físico, psicológico, material, financeiro e espiritual. O que a torna extremamente produtiva e multiplicadora. No marketing multi-nível essa multiplicação é extremamente salutar e necessária. Pois a tendência da rede a crescer trinta vezes, outras sessenta e ainda outras cem vezes. Essa deve ser a visão a ser perseguida – centuplicar pessoas com perfil totalizadoras. Assim o bem é disseminado e a qualidade de vida em todos os aspectos – já mencionados, são distribuídos com um bem, sem olhar a quem.
Essas são as pessoas que definem os seus objetivos e comprometem-se com eles e pagam o preço para alcançá-los.

Reflita:
O que importa para nós é que temos que nos conhecer e escolher o tipo de pessoas que queremos ser – mesmo sabendo que teremos de abandonar nossa “zona de conforto”, talvez mudar até nossos conceitos pré-estabelecidos, sem jamais mudar para pior, mas sim buscar a melhoria constante. A apóstolo são Paulo dizia – “nosso alvo é Cristo.” E na história da humanidade não há descrição de uma pessoa como Ele, que simplesmente deu Sua vida pelo próximo, mesmo sem o conhecer. Aquele que tratou o inimigo como amigo. Perdoou aqueles que o maltrataram; deu de comer a quem tinha fome e beber a quem tinha sede. Uma pessoa tão justa, simples e maravilhosa. Que muitos tentam complicar os ensinamentos Dele.
No marketing multi-nível não é diferente. A idéia é de multiplicar os benefícios, ou seja, levar os benefícios alcançados a outros.
Hoje fazemos parte de uma grande empresa de marketing multi-nível que o objetivo é o mesmo e é tão simples o projeto que muitos tentam mudá-lo, mas não obtém êxito com isso.

Jesus, na Sua sabedoria infinita, disse em Mt 13.12 que “quem tem receberá mais, para que tenha mais ainda. Mas quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado”.
Pois os que aceitam as verdades que lhes foram dadas receberão ainda mais de Deus; e o contrário acontece com os que não aceitam o que Deus lhes oferece, pois o pouco que tem lhe será tirado. Quem usa as capacidades e oportunidades que Deus dá recebe mais ainda e quem não usa vai perdê-las.

Quer saber mais, contacte-se conosco.

adalberto_veiga@yahoo.com.br
aparecida.veiga@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário