quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O verdadeiro líder

O verdadeiro líder

Embora ainda gere polêmica a idéia de que uma pessoa já nasce com atributos de liderança. Eu particularmente creio que há o dom de Deus para liderança. Deus escolheu pessoas, assim como Moisés, por exemplo, que não acreditavam em suas capacidades de liderar. Mas despontaram-se como líderes extraordinários. Embora algumas características sejam essenciais num líder, este nem sempre tem as habilidades afloradas no princípio. Por isso alguns estudiosos do assunto dizem que o líder é “talhado no dia-a-dia”. É assim porque o líder melhora sua capacidade com o passar do tempo – o que diferencia é que o líder nato “reage” mais rápido, ou seja, suas habilidades despontam e se destacam muito mais rápido do que daqueles que não tem o dom natural dado por Deus.
Dito isso: sim, o líder pode ser talhado para ser líder, mas o desdobramento do desempenho do líder nato é maior e mais rápido.
E isso assusta muito no mundo moderno, onde a “briga de foice” por um “cargo” é muito grande.
Um exemplo desta “lapidação” é a comunicação.
Moisés, por exemplo, tinha dificuldade em se comunicar. E sabemos que é fácil encontrar pessoas em diversos postos de trabalho, e que ocupam cargos importantes de liderança que sofrem muito, assim como Moisés.
Pessoas tímidas e com problemas de comunicação, que de repente se vê liderando uma equipe enorme de pessoas.
Em equipes grandes, a busca por atenção é enorme, pois as pessoas sentem falta de uma pessoa que tenha facilidade de expressar-se.
O líder nato desponta de uma hora para outra, pois Deus já o preparou e ele tem que buscar o melhor desempenho. Deixar a timidez de lado e expor-se.
Entretanto, aqueles que não são líderes natos, devem preparar-se muito bem, buscando um curso de teatro, de canto, de expressão verbal e, aos poucos, adquirir a excelência técnica necessária para saber se relacionar e se comunicar sem barreiras, fazer uma apresentação, enfim, lidar com pessoas sem o obstáculo da timidez.
Um grande erro que o líder deve esquivar-se é o da verbalização da sua dificuldade, pois a Bíblia é clara quanto à lei da semeadura – copiado veementemente pelos livros de auto-ajuda como “conspiração do universo” – se você planta trigo, colhe trigo. Não dá para plantar trigo e colher milho. Não diga que não é muito bom em falar para o público; que não sabe abordar as pessoas. Pois inconscientemente você está plantando em seu cérebro a semente da dificuldade em expressar-se e, fatalmente irá colher essa dificuldade.
Um dos métodos que você pode se utilizar para vencer a timidez é buscar espelhar-se no exemplo de pessoas eloqüentes e de sucesso que você conhece. Pode ser um profissional palestrante, um advogado, um pastor, etc. Assim você pode assimilar o que esses líderes tem de melhor, para você, e adaptar ao seu critério e usá-las em favor da comunicação e do trabalho em equipe.
É preciso quebrar algumas barreiras e colocar por terra alguns medos, como aprender a ser observado. Talvez isso seja decisivo para sua carreira decolar. A partir deste momento, pode ser que os resultados comecem a aparecer de verdade.
Como se vê, a boa comunicação é fundamental, principalmente quando você é o líder da equipe.
Eis algumas dicas de profissionais para fazer um bom trabalho de liderança dentro da equipe:
• Gostar muito do que faz;
• Gostar de trabalhar com gente, dedicar-se ao trabalho de ouvir e interagir com as pessoas;
• Não desprezar nenhuma idéia ou oportunidade trazida pelos funcionários. Mesmo que pareça estranha no começo, anote e pense com calma depois;
• Ser um eterno observador, estar sempre atento ao clima, a integração e ao desenvolvimento de todos;
• Fazer mensalmente uma dinâmica de grupo com toda a equipe – isso ajuda muito a conhecer cada um dos colaboradores e detectar possíveis problemas.
Mas lembre-se: o líder que só fala bem não é suficiente.
A principal característica que um líder deverá revelar, é uma visão muito apurada do presente e, sobretudo, do futuro. O verdadeiro líder tem a visão de águia – enxerga sue alvo de muito longe e mantém o foco até atingir o seu alvo. Deus nos deu essa condição – independente de sermos líderes ou não. Basta quebrarmos barreiras em nossas mentes e buscarmos nossa melhoria.
E é interessante, num levantamento envolvendo 1.700 executivos, entre eles 840 presidentes de empresas, de vários países dos cinco continentes. Mostrou-se que, o líder ideal é aquele que tem a capacidade de enxergar o futuro, de desenhar um sonho para compartilhar com algumas pessoas e mobilizá-las para ajudar a transformar esse sonho em realidade. Assim, não basta falar bem, convencer, comandar. É mais do que isso. O líder precisa enxergar longe. Veja o exemplo de Walt Disney. Ele já morreu, mas sua visão foi tão forte que continua mobilizando uma legião de admiradores, conclui ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário