sábado, 4 de dezembro de 2010

Coma mais alho e proteja a sua saúde

Coma mais alho e proteja a sua saúde
Ele fortalece as defesas, controlam o diabetes e protegem o coração
Por Carolina Gonçalves

Muita gente torce o nariz para ele. O alho carrega a fama de causar mau hálito, intensificar o odor do suor e causar irritação ao olhos e à pele. Mas ele também ocupa o topo da lista dos alimentos considerados "funcionais" - aqueles que, além de alimentar, são capazes de prevenir doenças e manter o organismo tinindo. Estudos comprovam que o alho pode prevenir e tratar doenças, como gripe, diabetes e até reduzir os riscos de câncer.
A seguir, a nutricionista Daniela Cyrulin apresenta os benefícios desse alimento funcional para o nosso corpo e dá dicas de como consumi-lo.

Muitos nutrientes do bem
Entre os carros chefe nutricionais do alho estão o germânio e o selênio, poderosos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e afastam o risco de tumores. "Também é rico em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo", explica Daniela.
Além disso, o alho possui boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo;

Proteja-se contra o câncer
Estudos feitos por pesquisadores italianos do Istituto di Ricerche Farmacologiche "Mario Negri", em Milão, na Itália, comprovaram que indivíduos que consomem maiores quantidades de alho (cerca de 22 porções por semana) correm um risco menor de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesse alimento, mas que só se forma quando ele é triturado. "Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a lingüiça", explica Daniela.

Combate gripes e resfriados
Com ele, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho é rico em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. A nutricionista diz, ainda, que o alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Controle da diabetes
Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer alho para controlar as taxas. Ele carrega uma substância chamada glucoquinina, que, segundo Daniela Cyrulin, é uma espécie de insulina vegetal que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. "Para melhor absorção da glucoquinina, o melhor é triturá-lo, já que ele libera essa substância quando é triturada", explica a nutricionista.

Poder antioxidante
Não é à toa que o alho protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ele é bastante rico em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. "Este mesmo componente é encontrado na maçã”, aponta Cyrulin.

Peito blindado
O coração ganha reforço com o alho. A alicina é mais uma vez a responsável por nos manter saudáveis, pois atua equilibrando as taxas de colesterol sanguíneo. "Se for ingerido diariamente, o alho pode ajudar a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares", explica Daniela Cyrulin.

Mas e o mau cheiro?
Com tantos benefícios há pelo menos uma desvantagem: o cheiro forte que o alho deixa em nossas mãos e no nosso hálito acontece porque, quando cortamos ou trituramos esse legume, uma substância chama allium é liberada, e ela é a responsável por esse cheiro. Ingerir alho também pode deixar o suor com um cheiro mais forte. Isso acontece porque ambos contêm enxofre, que normalmente é liberado pelo suor.
Mas a grande novidade do mercado é que hoje é oferecido o alho em cápsulas.
Particularmente existe uma no mercado que não deixa as marcas do odor característico do alho. E este, após ingerido a cápsula, não expele o odor no hálito e nem no suor.

E a mais grata notícia é a de que além de você poder consumir alimentos funcionais que proporcionam saúde, você pode também ganhar dinheiro com isso, ou seja, pode buscar sua saúde financeira. Se você quer ter mais saúde e ainda ganhar dinheiro com isso - contacte-nos:
adalberto_veiga@yahoo.com.br
aparecida.veiga@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário