sábado, 25 de setembro de 2010

A BELEZA VENENOSA

A BELEZA VENENOSA
Iara Biderman - Folha de São Paulo – Caderno Equilíbrio – 21/09/2010


Cosméticos e itens de higiene escondem um lado nada limpo em suas fórmulas. A maioria usa vários desses produtos por dia, mas desconhece o que anda passando no corpo, no cabelo, no rosto. Melhor saber.

Em uma típica rotina de higiene e beleza, você talvez comece o dia esfregando lauril sufato de sódio em toda a pele e no couro cabeludo.
Depois, pode espalhar diazolidinyl urea no rosto, parabeno no corpo e passar sal de alumínio nas axilas. Certo dia talvez inclua camadas de formaldeído nas unhas e peróxido de hidrogênio e amônia nos cabelos.
Você pode não ter a menor idéia do que sejam essas substâncias, mas elas estão na maior parte dos cosméticos – sabonetes, xampus, hidratantes, desodorantes, esmaltes e tinturas para cabelos.
E daí? São substâncias proibidas? Não, mas podem significar riscos à saúde. Segundo associações de consumidores, os fabricantes de cosméticos, mesmo sabendo disso, continuam usando esses ingredientes e não divulgam os problemas relacionados a essas substâncias.
Terrorismo verde?
Bem, o vídeo “The Story of Cosmetics” (www.storyofcosmetics.org), que aponta os potenciais perigos de componentes encontrados na maioria dos cosméticos, pode deixar muita gente aterrorizada.
No vídeo, câncer, distúrbios neurológicos e infertilidade são associados a xampus, cremes, desodorantes e até itens para bebês. O intuito é alertar sobre o perigo oculto nas fórmulas e pressionar as autoridades para aumentar o controle sobre os produtos de beleza e higiene, proibindo os mais tóxicos.
Mas ninguém controla o que vai no creminho que você passa ao redor dos olhos ou no talquinho do bebê?
Mais ou menos, dizem os militantes dos cosméticos “limpos”. Como boa parte dos testes de segurança é fornecida pelos próprios fabricantes, resta uma enorme margem de dúvida sobre os resultados apresentados.
No Brasil, o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, é a Anvisa que regulamenta esses produtos.

QUESTÃO DE DOSE
A agência divide os cosméticos em dois grupos. O grau 1 inclui os considerados mais simples na formulação e nos efeitos prometidos, como condicionadores, xampus, sabonetes. Esses não são submetidos à análise. Basta uma notificação da empresa.
O produto grau 2 (alisantes, antitranspirantes, tintura de cabelo) precisam de registro e passam por análise técnica. Os fabricantes têm de apresentar documentos para comprovar que as substâncias estão dentro dos limites considerados seguros. Aí é que a coisa pega entre os militantes dos cosméticos limpos e a indústria. Respaldados pela lei, fabricantes dizem que, embora alguns itens sejam tóxicos, as doses usadas não oferecem riscos.
Afinal, homeopatas (mais afinados com o povo “limpo” do que com a indústria química) são os primeiros a dizer que “a diferença entre veneno e o remédio está na dose”.
O time que luta por cosméticos mais seguros admite que a química de cada produto, individualmente, não faz mal. Acontece que ninguém usa um só. Calcula-se que, por dia, mulheres usem dez e homens seis produtos. E, dia após dia, ano após ano, pequenas quantidades de produtos tóxicos vão se acumulando no organismo.
“Em longo prazo, esses cosméticos trazem problemas”, diz Edilene Costa, da ABRAPAN (Associação Brasileira de Produtos Artesanais, Naturais e Bem -Estar) – criada para apoiar empresas de “produtos naturais” (conceito vago e sem regulamentação clara) e conscientizar o consumidor da importância desses produtos para a saúde e o meio ambiente.
No site da ABRAPAN há uma lista de substâncias inseguras encontradas em cosméticos. É um começo.
“O consumidor deve ler os ingredientes que compõem o produto e buscar informação”, diz Costa.
Não é tão simples, As letras são minúsculas nas embalagens, e há siglas indecifráveis para quem não é formado em química.
Você pode fazer uma busca no banco de dados de cosméticos seguros do EWG (grupo de trabalhos ambientais, na sigla em inglês). No site www.cosmeticdatabase.com, você digita o nome da substância para descobrir os tipos de risco que oferece e em que produtos aparece.
Superada a dificuldade de decifrar a fórmula, vem outra questão: encontrar alternativas seguras de produtos.
No Brasil, não há um regulamento oficial para cosméticos ecológicos, orgânicos ou naturais. Uma saída é procurar produtos com selos de certificadoras reconhecidas, como a Ecocert, que tem origem francesa e ramos em vários países, incluindo o Brasil, e o IBD, que trabalha com as certificadoras NSF (EUA) e Nature (Europa).
A outra dificuldade é se acostumar com produtos que não usam as substâncias químicas habituais.
“Na percepção do consumidor, cosmético natural não tem muita eficácia”, crê Christine Itagaki, gerente da Weleda, marca suíça de cosméticos e medicamentos.
Para Célia Angelon, presidente da Surya, marca brasileira de cosméticos orgânicos certificados, o brasileiro ainda confunde aspectos sensoriais do produto – fazer espuma, ter determinado aroma – com eficiência.
“É preciso educar o consumidor. Já temos (no Brasil) várias opções de cosméticos sem substâncias tóxicas e de excelente performance”, diz.
Cuide-se, afinal quem mais te ama, é você mesmo...
Se quiser saber mais sobre ótimos produtos naturais contacte-nos.
adalberto_veiga@yahoo.com.br e aparecida.veiga@hotmail.com.

domingo, 19 de setembro de 2010

O VERDADEIRO LÍDER PAGA O PREÇO

TRÊS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER BEM SUCEDIDO

A maioria dos empresários bem sucedidos são, antes de tudo, líderes eficazes. Em todas as situações de insucesso, o motivo é a falta de liderança. Então surge uma pergunta importante concernente ao empresário e ao crescimento de sua organização: "O que é liderança?”.
Um bom líder define o seu papel, estabelece o alvo, e paga o preço.

Um bom líder define o seu papel
O papel do empresário é liderar. Os seus pensamentos precisam andar a frente dos outros: ele sonda todas as possibilidades, prevê problemas e descobre soluções. Então ele comunica estas possibilidades e idéias de como solucionar problemas àqueles que tomam decisões na organização.
O empresário bem sucedido está sempre vendo adiante. Ele não pode viver no passado. Ele precisa vivenciar o futuro. A Liderança efetiva traça os seus planos com base no futuro, e não nas realizações do passado.
O empresário bem sucedido precisa também definir o papel da organização.
Um ótimo exemplo de organização é a igreja, não com as mazelas que vemos incrustada nas lideranças eclesiásticas de hoje, mas na igreja bíblica, aquela citada no livro bíblico de Atos dos Apóstolos, definida corretamente como o Corpo de Cristo, a comunidade que procura pessoas feridas, as ama e as leva a uma experiência da graça redentora de Deus. A igreja bem sucedida ministra às pessoas em sua totalidade, baseando-se em relacionamentos, atende as necessidades humanas em sua comunidade.
O verdadeiro líder empresarial que quer ser bem sucedido deve aplicar os conhecimentos do maior líder que já existiu na face da Terra. Quando a igreja fala em ministrar a todos em sua totalidade, quer dizer que o empresário não deve fazer acepção de pessoas. Ele deve ter visão para poder enxergar entre as inúmeras pessoas que o cercam – líderes em potencial. Pois o excelente líder é aquele que multiplica a liderança. Os relacionamentos, tanto na igreja, quanto na organização são importantíssimos, pois é à base de qualquer convivência societária. O homem é naturalmente um ser sociável e, portanto, tem que ter relacionamentos saudáveis. Outro fato semelhante é o atendimento das necessidades da comunidade. A grande empresa a qual estamos ligados hoje tem esse pensamento – atua na qualidade de vida em todos os aspectos. Saúde física, emocional, psicológica e, principalmente, financeira.
O grande líder é aquele que enxerga as necessidades das pessoas e tenta de todas as maneiras suprir suas necessidades, seja com educação, treinamento e com acompanhamento, dando a possibilidade de se atingir excelência na qualidade de vida. (Se quiser informações de como conseguir isso – contate-nos: Adalberto_veiga@yahoo.com.br e\ou aparecida.veiga@hotmail.com )

Um bom líder estabelece o alvo
O empresário bem sucedido estabelece alvos para a organização. Para isso acontecer o líder deve estar integrado com sua organização, conhecer a necessidades dela, pois o sucesso não é uma questão de ter espaço para trabalhar e sim o resultado direto de uma atitude de sucesso. Os grandes movimentos nunca são dirigidos a grandes lugares, mas são sempre movidos por grandes idéias. E idéias bem sucedidas se deslocam de um sonho bonito e inspirativo para alvos específicos e mensuráveis. Daí perguntamos: Como você estabelece os seus alvos?
Você inicia estabelecendo uma lista das pessoas que podem formar sua organização. Então faz uma lista das maiores necessidades de sua pretensa organização e comunidade. Depois põe a sua lista em ordem do mais importante. Qual é a necessidade mais urgente? O que você pode fazer de imediato? Baseado nestas necessidades estabeleça alvos diretos, específicos e definidos que descrevam os resultados que você quer para daqui a um ano, cinco anos e dez anos.
Depois você precisa verificar os seus alvos. Eu uso três perguntas para determinar se os meus alvos são inspirados por Deus.
1. Este é um alvo que oferece soluções para os problemas? A realização deste alvo - este sonho - resolverá problemas humanos?
2. Este sonho se for realizado, representa algo novo que precisa ser feito? Alguém já está sendo bem sucedido em atender estas necessidades? Se o seu alvo é pioneiro, você poderá ter certeza que receberá todos os estímulos, novos desafios e oportunidades que você precisa, e as pessoas cujos problemas serão resolvidos através da realização do seu alvo reconhecerão que você é grande líder.

O verdadeiro Líder paga o preço
O empresário bem sucedido está disposto a pagar para ter o trabalho realizado. Uma vez que você estabeleceu seus alvos, creia que qualquer coisa é possível, que seu trabalho resolverá problemas humanos e será algo valioso para Deus. Pesquise todos os caminhos possíveis para alcançar o seu alvo. Mãos à obra e trabalhe. Pague o preço.

sábado, 18 de setembro de 2010

ATITUDES DE VENCEDOR

ATITUDES DE VENCEDOR
Autor: desconhecido

Assim como você se vê assim você é, você é aquilo que você pensa ser

Aqui vai algumas dicas para vencer nos negócios e na vida:
Como diz Donald Trump: "PENSE GRANDE nos negócios e na vida".

E nas escrituras Sagradas também encontramos em Mateus 6:22-23:
"A candeia do corpo são seus olhos... se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso..." Jesus Cristo.

De uma maneira bem simplificada, Jesus estava querendo dizer o seguinte: Assim como você se vê assim você é, ou seja, "O Homem é Aquilo que Pensa".

Nesta parábola está um dos grandes segredos dos vitoriosos: Se você não acreditar em você, nem mesmo Deus acreditará. Nem mesmo Nosso Senhor poderá fazer nada por aquele que não acredita no seu potencial, que duvida de sua capacidade, pois se nem mesmo você acredita que é capaz, acreditarei eu?
Não, nem eu nem ninguém.

Qual o tamanho do seu sonho?
Se o seu sonho for pequeno, pequeno serão seus feitos, se o seu sonho for grande, prepare-se: grandes coisas terá que fazer. Jesus uma vez falou:

"Não tenham medida ao pedir, o Pai quer dar o reino"

O problema da grande maioria das pessoas é pensar pequeno: quero uma casinha, um empreguinho, um negocinho, um carrinho.... o querer está sempre no diminutivo.

Então vai outra dica para quem quer prosperar:
Pense grande, não se detenha no pedir, quando pedir algo ao nosso Deus, lembre-se que Ele é o dono de tudo, do ouro e da prata, mas tenha em mente também que quanto maiores forem seus sonhos e suas petições, maiores serão seus desafios e adversidades que terá que superar.

Mas tendo fé em Deus e em você mesmo vencerá.
Ninguém precisa acreditar em você, pode ser que muitos hoje que se dizem seus amigos, poderão rir quando você falar de seus sonhos, porque dificilmente alguém está disposto a acreditar no outro, poucos serão os que vão te apoiar, mas não desista e lembre-se: só uma pessoas precisa acreditar em você: VOCÊ MESMO.

Este é o primeiro passo para o sucesso nos negócios, seja lá o que for seu empreendimento. Acredite que é possível e coloque-se em ação.
Esta é uma verdade bíblica ensinada por Jesus Cristo e também muito discutida em vários livros de auto-ajuda, porém cada autor descreve de uma maneira. Também na lei da atração é destacado a importância dos pensamentos e das atitudes positivas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O verdadeiro líder

O verdadeiro líder

Embora ainda gere polêmica a idéia de que uma pessoa já nasce com atributos de liderança. Eu particularmente creio que há o dom de Deus para liderança. Deus escolheu pessoas, assim como Moisés, por exemplo, que não acreditavam em suas capacidades de liderar. Mas despontaram-se como líderes extraordinários. Embora algumas características sejam essenciais num líder, este nem sempre tem as habilidades afloradas no princípio. Por isso alguns estudiosos do assunto dizem que o líder é “talhado no dia-a-dia”. É assim porque o líder melhora sua capacidade com o passar do tempo – o que diferencia é que o líder nato “reage” mais rápido, ou seja, suas habilidades despontam e se destacam muito mais rápido do que daqueles que não tem o dom natural dado por Deus.
Dito isso: sim, o líder pode ser talhado para ser líder, mas o desdobramento do desempenho do líder nato é maior e mais rápido.
E isso assusta muito no mundo moderno, onde a “briga de foice” por um “cargo” é muito grande.
Um exemplo desta “lapidação” é a comunicação.
Moisés, por exemplo, tinha dificuldade em se comunicar. E sabemos que é fácil encontrar pessoas em diversos postos de trabalho, e que ocupam cargos importantes de liderança que sofrem muito, assim como Moisés.
Pessoas tímidas e com problemas de comunicação, que de repente se vê liderando uma equipe enorme de pessoas.
Em equipes grandes, a busca por atenção é enorme, pois as pessoas sentem falta de uma pessoa que tenha facilidade de expressar-se.
O líder nato desponta de uma hora para outra, pois Deus já o preparou e ele tem que buscar o melhor desempenho. Deixar a timidez de lado e expor-se.
Entretanto, aqueles que não são líderes natos, devem preparar-se muito bem, buscando um curso de teatro, de canto, de expressão verbal e, aos poucos, adquirir a excelência técnica necessária para saber se relacionar e se comunicar sem barreiras, fazer uma apresentação, enfim, lidar com pessoas sem o obstáculo da timidez.
Um grande erro que o líder deve esquivar-se é o da verbalização da sua dificuldade, pois a Bíblia é clara quanto à lei da semeadura – copiado veementemente pelos livros de auto-ajuda como “conspiração do universo” – se você planta trigo, colhe trigo. Não dá para plantar trigo e colher milho. Não diga que não é muito bom em falar para o público; que não sabe abordar as pessoas. Pois inconscientemente você está plantando em seu cérebro a semente da dificuldade em expressar-se e, fatalmente irá colher essa dificuldade.
Um dos métodos que você pode se utilizar para vencer a timidez é buscar espelhar-se no exemplo de pessoas eloqüentes e de sucesso que você conhece. Pode ser um profissional palestrante, um advogado, um pastor, etc. Assim você pode assimilar o que esses líderes tem de melhor, para você, e adaptar ao seu critério e usá-las em favor da comunicação e do trabalho em equipe.
É preciso quebrar algumas barreiras e colocar por terra alguns medos, como aprender a ser observado. Talvez isso seja decisivo para sua carreira decolar. A partir deste momento, pode ser que os resultados comecem a aparecer de verdade.
Como se vê, a boa comunicação é fundamental, principalmente quando você é o líder da equipe.
Eis algumas dicas de profissionais para fazer um bom trabalho de liderança dentro da equipe:
• Gostar muito do que faz;
• Gostar de trabalhar com gente, dedicar-se ao trabalho de ouvir e interagir com as pessoas;
• Não desprezar nenhuma idéia ou oportunidade trazida pelos funcionários. Mesmo que pareça estranha no começo, anote e pense com calma depois;
• Ser um eterno observador, estar sempre atento ao clima, a integração e ao desenvolvimento de todos;
• Fazer mensalmente uma dinâmica de grupo com toda a equipe – isso ajuda muito a conhecer cada um dos colaboradores e detectar possíveis problemas.
Mas lembre-se: o líder que só fala bem não é suficiente.
A principal característica que um líder deverá revelar, é uma visão muito apurada do presente e, sobretudo, do futuro. O verdadeiro líder tem a visão de águia – enxerga sue alvo de muito longe e mantém o foco até atingir o seu alvo. Deus nos deu essa condição – independente de sermos líderes ou não. Basta quebrarmos barreiras em nossas mentes e buscarmos nossa melhoria.
E é interessante, num levantamento envolvendo 1.700 executivos, entre eles 840 presidentes de empresas, de vários países dos cinco continentes. Mostrou-se que, o líder ideal é aquele que tem a capacidade de enxergar o futuro, de desenhar um sonho para compartilhar com algumas pessoas e mobilizá-las para ajudar a transformar esse sonho em realidade. Assim, não basta falar bem, convencer, comandar. É mais do que isso. O líder precisa enxergar longe. Veja o exemplo de Walt Disney. Ele já morreu, mas sua visão foi tão forte que continua mobilizando uma legião de admiradores, conclui ela.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SÍNDROME DO IDADISMO

SÍNDROME DO IDADISMO
Empresas esquecem dos perigos ao discriminar pessoas mais velhas
Por: Revista Liderança

O erro persiste nas mais diferentes empresas. Pessoas com mais de 35, 40 anos são consideradas “velhas”, ultrapassadas, sem nenhuma capacidade de acrescentar algo à organização. Com frequência, entende-se, de maneira tão calculista quanto equivocada, que um novo empregado poderia representar um salário muito menor do que aquele pago a outros que já estão na profissão há anos e anos.
No entanto, esses mesmos líderes de pouca visão se esquecem de levar em conta:
Gastos com treinamento e adaptação dos novatos à empresa.
Despesas com demissão.
Possibilidade de os novos empregados não se adaptarem ou descobrirem que não era aquilo que eles queriam.
Estragos que tal ação pode causar no moral de sua empresa.
Possibilidade de o funcionário mais antigo levar anos e anos de conhecimento para um concorrente.
A verdade é que os líderes dessas empresas se esquecem das pessoas com 60, 70 anos que estão por aí, ousando em novas empresas e testando conceitos diferentes. Ozires Silva, por exemplo, após sair da Embraer, abriu uma empresa de biotecnologia. E é apenas o exemplo mais famoso.
De qualquer forma, sabe-se que situações assim exigem muita atenção do líder, pois além do preconceito, um dos problemas com as pessoas experientes é que, com os anos de experiência, acontecem naturalmente mais erros e falhas.
Jeffrey Yergler, da consultoria norte-americana Interger Leadership, dá algumas dicas para você lidar com membros de sua equipe ou colegas que sofrem da síndrome do “idadismo” nas empresas – ou acabaram de cometer um grande erro:
A empresa precisa ter em mente que líderes também erram e que essa é uma parte importante para descobrir coisas novas.
Dê apoio à pessoa, mesmo que ela não continue na empresa.
Se o funcionário experiente continuar na empresa, procure colocar perto dele um profissional que saiba como dar apoio e incentivar o velho líder a assumir responsabilidades − e continuar integrado à cultura da empresa.
Desenvolva rapidamente uma alternativa. O que aconteceu não pode mais ser mudado. No entanto, o que pode prejudicar a empresa é não tomar nenhuma decisão para recuperar o que foi perdido e continuar a crescer. Em vez de reclamar e se lamentar, junte seus colegas e equipe para responder a pergunta: “O que vamos fazer agora?”.
Detalhe seu programa de recuperação, com cronogramas e metas a serem atingidas. Do contrário, ele torna-se apenas uma carta de intenções que não serão cumpridas.

Adendo meu:
Realmente as empresas convencionais deixam de enxergar o maior capital da empresa - que é o capital "humano". As pessoas com mais experiência são justamente aquelas que já tropeçaram em todas as pedras que os novos estão tropeçando e ainda vão tropeçar, por isso eles já conhecem todos os atalhos que podem ser tomados para chegar mais rápido ao fim proposto.
É comum acontecer isso nas empresas, tanto grandes, quanto pequenas. Pois o foco, infelizmente está no lucro imediato. No texto acima vemos o quanto se deixa de pesar na balança, os aspectos jurídicos, técnicos e financeiros.
Eu já me deparei com fatos assim em uma grande empresa. Infelizmente as gerências - sem preparo - tomam decisões movidas a emoção. Aí abre-se espaço para fofoca, amizades extra empresa, os famosos "puxa-saco", e por aí a fora...
Mas vi casos de empregados que na unidade local estavam em vias de serem demitidos e, quando estes pediram remoção para outra área e mais próximo à sede da empresa, despontaram-se com a diretoria muito mais que o gerente local. Poderíamos dizer que são pessoas que deram a volta por cima, mas não. Eu mesmo tomei a precaução de tomar informações com elas e me disseram que não mudaram nada os seus procedimentos, nem a forma de trabalhar. Apenas foram vistos com outros olhos por pessoas mais profissionais. Duas destas pessoas em pouco tempo se aposentarão, e já alcançaram momentos importantes em suas carreriras em que seus antigos gerentes locais jamais alcançarão.
Está é uma característica do povo latino, julgar com emoção e não com a razão. Em empresas européias e asiáticas, os mais antigos são vistos com respeito e tratados com dignidade - são considerados "mestres". Já nos E.U.A. os procedimentos são parecidos com o do Brasil - a realidade lá é a de "cobra-comendo-cobra". É a do capitalismo selvagem, mas ao contrário de nosso país, o mais experiente só é substituído se o mais novo mostrar competência além do que o mais experiente adquiriu ao longo de sua carreira.
A idade "alongada" não é sinônimo de pessoa ultrapassada, é sinônimo de pessoa que já passou pelos problemas que a empresa está novamente passando - e pode ajudá-la a sair deste problema. Um exemplo disso eu mesmo passei. Quando entrei na empresa, a mais de vinte anos atrás, a empresa tinha um descontrole de ferramental com os empregados que trabalhavam com manutenção, e agora enfrentava o mesmo problema. E todo mundo sabe que homem é vidrado em ferramenta - eu mesmo outro dia passando por uma rua vi um alicate novinho caído e não pensei duas vezes, parei o carro e fiz minha filha descer, toda envergonhada, para pegar o alicate para mim. Mas o alicate estava novinho e em ótimo estado. re,re,re,re...
Mas voltando ao assunto - Numa reunião de staff local, sugeri que fizessemos um controle único e que somente uma área requisitasse o ferramental, efetuando, antes, um controle do que os empregados tinham em bom estado, em mau estado e a substituir e o que faltava para completar. ASsim teríamos um controle de ferramental completo e o que fosse pedido após isso deveria passar pelo crivo desta pessoa que ficaria responsável. Quase fui apedrejado. Hoje após alguns anos (dois para ser mais exato) o mesmo gerente geral da época encarregou o setor em que trabalho para cuidar da distribuição e controle de ferramental. E adivinhem quem foi indicado para executar os procedimentos?
Um antigo supervisor meu, já aposentado sempre dizia: "são quinze anos de janela".
Ou seja, já conhece tudos e tudo o que se passa por ali.
Hoje eu tenho a oportunidade de estar ligado a uma empresa multinacional onde esse tipo de desgaste não ocorre. O idadismo passa longe dela, pelo contrário, há pessoas que foram descartadas pelo mercado tradicional que hoje obtém os maiores ganhos nesta empresa. Uma empresa incrível que oferece condições de sucesso igual a todos, seja qual for sua cor, credo, idade ou condição econômica.

Quer saber mais. Contacte-nos...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Autonomia no Trabalho

Autonomia no Trabalho
Na Bíblia vemos que Deus originalmente estabeleceu autonomia para o trabalho.
Daniel Pink, no seu livro intitulado “Drive” (Força Motriz), estabelece um exemplo interessante sobre como favorecer a autonomia no trabalho. Ele define autonomia como “agir com escolha” e como justificativa, ressalta um estudo da Universidade Cornell feito com 320 pequenas empresas.
Das empresas pesquisadas, metade dos negócios garantia autonomia aos funcionários, enquanto o restante confiava na direção orientada verticalmente, de cima para baixo. Este segundo modelo fornecia direção executiva explícita, oferecendo pouca liberdade de ação aos empregados. De acordo com o estudo, as empresas que permitiam liberdade de decisão aos empregados cresceram em uma taxa quatro vezes maior do que aquelas mais controladoras, além de apresentarem uma rotatividade no quadro de empregados 30% menor.
Essas descobertas não deveriam nos surpreender, pois refletem a forma como fomos planejados.

Na Bíblia vemos que Deus originalmente estabeleceu autonomia para o trabalho. Gênesis 1.26 nos ensina: “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão’”. Embora fosse o Criador, Deus estava delegando autoridade à Sua principal criação – o homem para que fosse gestor de tudo quanto Ele fez.

A defesa da autonomia é também retratada no Novo Testamento. Mateus 10.1 nos conta que: “(Jesus) Chamando Seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.” Mais tarde, Ele lhes pediu relatório do que tinham experimentado. Em Mateus 21 Jesus enviou dois de Seus discípulos adiante dele ao povoado, para fazerem os preparativos para Sua entrada em Jerusalém. Jesus estava reconhecendo que para que Sua obra alcançasse êxito e subsistisse à Sua presença na Terra, Ele teria que confiar no talento e zelo de Seus seguidores para sustentarem o trabalho. Existem muitos benefícios em proporcionar autonomia aos empregados, conforme afirmam as Escrituras:

Benefícios advindos de talentos exclusivos.
Até mesmo os melhores líderes são limitados. Não possuem todas as habilidades e capacitação necessárias para cumprir as metas de sua organização. Conferir autonomia aos funcionários lhes dá liberdade para usar plenamente os talentos exclusivos de cada um. “...O corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo...Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?” (I Coríntios 12.12,19).

Benefícios advindos de diversas perspectivas.
Sempre ajuda considerar a perspectiva daqueles que veem as questões de ângulos diferentes. Se tiverem liberdade para expressar sua opinião, eles podem apresentar ideias que os líderes não consideraram. “Os planos fracassam por falta de conselho; mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Provérbios 15.22).

Benefícios advindos de empregados confiantes.
Pessoas com autonomia sentem que confiaram nelas e geralmente ficam ansiosas para provar que são dignas dessa confiança. “Como o frescor da neve na época da colheita é o mensageiro de confiança para aqueles que o enviam; ele revigora o ânimo de seus senhores” (Provérbios 25.13).

Assim sendo, nada melhor do que ser o dono do próprio negócio. Algo diferente do tradicional. Onde podemos nos ajudar e ajudar pessoas - e o melhor de tudo está reservado a autonomia que obtemos neste negócio. É você quem dita seu ritmo e tem autonomia para agir conforme suas necessidades. É uma oportunidade de ouro.

Quer saber mais:
aparecida.veiga@hotmail.com.br
adalberto_veiga@yahoo.com.br

AS 45 LIÇÕES DA VIDA - ESPERIÊNCIA DE 90 ANOS DE VIDA

AS 45 LIÇÕES DA VIDA
Regina Brett, aos 90 anos de idade

Você merece ler isso para se inspirar. São dicas maravilhosas de quem enfrentou a vida e conhece cada momento dela. são úteis, porque são saudáveis. E vindo de uma pessoa com tanta vida - no aspecto temporal e no aspecto vivencial - no mínimo devemos lê-los e se possível utilizá-los em nossas vidas.
Degustem esta leitura e aproveitem os momentos salutares destas dicas.

Sucesso - Adalberto e Cida.

"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi."

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente, o próximo passo, pequeno .

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe; Deus nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use lingerie chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrica agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você...

26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo.

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa -- morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os Quatro tipos de pessoas
Baseado na parábola do Semeador - Jesus Cristo
Mateus 13.1-9 e 13.18-23; Marcos 4.1-9 e 4.13-20; Lucas 8.4-8 e 8.11-15

Mt 13.1 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar. 2 A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. 3 Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
— Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.
Pessoas Evasivas – Pessoas que não tem nenhum objetivo e não se comprometem com nada.


5 Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 6 Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.
Reticentes – Pessoas que não sabem que podem alcançar seus objetivos e, por isso, tem medo de comprometer-se.


7 Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
Desistentes – Pessoas que partem em direção ao objetivo, mas desistem quando a caminhada se torna difícil.


8 Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
Totalizadores – Pessoas que definem os seus objetivos e comprometem-se com eles e pagam o preço para alcançá-los.

Jesus explica a parábola do semeador e vamos explicar a diferença entre os tipos de pessoas:

Pessoas Evasivas
18 — Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer. 19 As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno(diabo) vem e tira o que foi semeado no coração delas.
As Pessoas Evasivas são aquelas que até têm sonhos e almejam crescer, mas quando as pessoas que estão ao seu redor roubam, destroem e matam seus sonhos e ambições, assim como o diabo faz conosco às vezes, essas pessoas perdem tudo - os objetivos, o comprometimento e até a vontade de viver. Isso é comum no mercado de trabalho comum, onde pessoas começam a despontar nos seus ambientes de trabalho e de repente começam a persegui-las, a humilhá-las e desestabilizá-las emocionalmente, até conseguir roubar tudo dela, já não sonha mais, nem tem ambições e já não vive mais. E quando alçam vôo a um ambiente novo, um empreendimento como o marketing multi-nível então - é pior até. Passam a chamá-la de louca. Acusá-la de doida porque deixou tudo, faculdade, negócio tradicional, por algo "maluco" - desconhecido. Esse tipo de pessoas então passam a não ter nenhum objetivo e não se comprometer com nada.


Pessoas Reticentes
20 As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, 21 mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.
As Pessoas Reticentes são aquelas que não reconhecem que tem possibilidade de alçar altos vôos, assim como as águias. Quando lhe apresentam uma nova oportunidade de negócio - algo diferente do que ela está acostumada. Logo se empolga. Trabalha e enfrenta desafios difíceis de vencer. Entretanto logo que começa a esbarrar em falta de resultados – o medo a abate e ela logo começa a desanimar-se. Pois não criaram raízes no empreendimento e logo desistem e ainda criticam-no por desconhecer o seu grande potencial. Esse tipo de pessoas não sabe que podem alcançar seus objetivos e, por isso, tem medo de comprometer-se.


Pessoas Desistentes
22 Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos.
As Pessoas Desistentes entenderam que podem ter uma vida maravilhosa e de sucesso. Desprendem-se das amarras que as retém numa vida de ostracismo. Buscam o sucesso em sua vida – seja qual área for. Entretanto, em determinado momento de sua trajetória ela perde-se no foco original.
Quando esse tipo de pessoa enfrenta suas barreiras e bloqueios para um novo empreendimento, como o marketing multi-nível por exemplo, ela obtém um determinado sucesso e começa a vislumbrar o mundo de forma diferente do que enxergava antes – talvez o foco original esteja começando a embaçar. E ela então já não é a mesma pessoa”. Já começa a sentir-se - como dizem os jovens de hoje – “a última coca-cola no deserto”. Acha-se superior aos outros, seus planos mudam de sentido e acaba-se perdendo da trajetória. Também ocorre o desvio do foco com relação à riqueza. Quando começa obtê-la, logo esquece-se das promessas que havia feito – foge das princípios adquiridos na família e igreja e começa a moldar-se ao que o mundo comum ou modo comum, impinge. Já não contribui mais com a igreja, não faz filantropia – cega-se pelo lucro exagerado. Assim a satisfação já não existe e a jornada vai ficando cada vez mais difícil e busca “novos horizontes” – novos marketing’s – se não estiver em dois ou mais ao mesmo tempo, novas trajetórias, pois se prende a preocupações do tipo: “o que vão pensar de mim os que estão ganhando muito com isso”. Fatalmente acabam desistindo e abrem mão de tudo, porque tudo se tornou difícil demais.
Esse tipo de pessoas parte em direção ao objetivo, mas desistem quando a caminhada se torna difícil.


Pessoas Totalizadoras
23 E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.
As Pessoas Totalizadoras são aquelas que já planejam suas vidas desde o princípio e sempre buscam melhorar em todos os aspectos da vida, seja físico, psicológico, material, financeiro e espiritual. Essa pessoa compreende que tem que definir seus sonhos, traçar seus objetivos e buscar com todo empenho a concretização dos mesmos. Mesmo que tenha que abrir mão, pelo menos por um tempo, de prazeres que está acostumado. Entretanto esse tipo de pessoa jamais abrirá mão de seus princípios elementares adquiridos, sejam familiares ou espirituais. Não abre mão da sua fidelidade com Deus, com a igreja e com a filantropia. Seus projetos são pautados sempre na busca de um bem maior – não o individual, mas o coletivo. A trajetória traçada é para dar qualidade de vida a si próprio e aos seus, mas sem nunca esquecer do próximo. A qualidade de vida está pautada no físico, psicológico, material, financeiro e espiritual. O que a torna extremamente produtiva e multiplicadora. No marketing multi-nível essa multiplicação é extremamente salutar e necessária. Pois a tendência da rede a crescer trinta vezes, outras sessenta e ainda outras cem vezes. Essa deve ser a visão a ser perseguida – centuplicar pessoas com perfil totalizadoras. Assim o bem é disseminado e a qualidade de vida em todos os aspectos – já mencionados, são distribuídos com um bem, sem olhar a quem.
Essas são as pessoas que definem os seus objetivos e comprometem-se com eles e pagam o preço para alcançá-los.

Reflita:
O que importa para nós é que temos que nos conhecer e escolher o tipo de pessoas que queremos ser – mesmo sabendo que teremos de abandonar nossa “zona de conforto”, talvez mudar até nossos conceitos pré-estabelecidos, sem jamais mudar para pior, mas sim buscar a melhoria constante. A apóstolo são Paulo dizia – “nosso alvo é Cristo.” E na história da humanidade não há descrição de uma pessoa como Ele, que simplesmente deu Sua vida pelo próximo, mesmo sem o conhecer. Aquele que tratou o inimigo como amigo. Perdoou aqueles que o maltrataram; deu de comer a quem tinha fome e beber a quem tinha sede. Uma pessoa tão justa, simples e maravilhosa. Que muitos tentam complicar os ensinamentos Dele.
No marketing multi-nível não é diferente. A idéia é de multiplicar os benefícios, ou seja, levar os benefícios alcançados a outros.
Hoje fazemos parte de uma grande empresa de marketing multi-nível que o objetivo é o mesmo e é tão simples o projeto que muitos tentam mudá-lo, mas não obtém êxito com isso.

Jesus, na Sua sabedoria infinita, disse em Mt 13.12 que “quem tem receberá mais, para que tenha mais ainda. Mas quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado”.
Pois os que aceitam as verdades que lhes foram dadas receberão ainda mais de Deus; e o contrário acontece com os que não aceitam o que Deus lhes oferece, pois o pouco que tem lhe será tirado. Quem usa as capacidades e oportunidades que Deus dá recebe mais ainda e quem não usa vai perdê-las.

Quer saber mais, contacte-se conosco.

adalberto_veiga@yahoo.com.br
aparecida.veiga@hotmail.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O mundo em que vivemos...

O mundo em que vivemos...

Vivemos nos dias onde o ter é mais importante que o ser.
Quem você é? Na empresa matrícula 22222; na vizinhança o casal que mora na casa azul na esquina; Entre conhecidos – o Adalberto, da Cida japonesa. Aquele gordinho. E por ai a fora.
Vivemos dias onde comemos e bebemos mal e demais; onde gastamos sem critérios e planejamento. Aprendemos a conviver com a dívida. O nome já não importa tanto, quanto na época de meus pais.
Criamos máquinas cada vez mais potentes para dirigir rápido demais; No dia a dia, descobrimos que temos que nos apressar e não a esperar.
Assistimos televisão demais ficando acordado até mais tarde, e acordamos já cansados.
Lemos pouquíssimos livros, jornais e revistas, mas devoramos programas “pré-formatados” e “enlatados” da televisão e internet. E o pior, cada vez mais raramente ouvimos Deus. Porque para ouvi-lo é preciso ler a Bíblia – o Manual de Instrução do ser - humano.
Vivemos num tempo onde não se teme a Deus, pelo contrário, barganha-se com Ele. É a vida cristã de pipoca de micro-ondas – é só colocar o saquinho dentro dele e apertar um botãozinho e... a pipoca já está pronta.
Esmeramos em multiplicar nossos bens, mas tristemente vemos nossos valores serem reduzidos. Creio que a minha geração é a última que obedeceu e respeitou os pais, e será a primeira a obedecer às ordens dos filhos. Já não vivemos, aprendemos a sobreviver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.
Nós falamos demais e escutamos de menos; amamos raramente, mas temos uma facilidade cruel para odiar.
Ficamos decaídos com as decepções que os que estão ao nosso redor nos impõem, mas é difícil esconder o riso quando vemos alguém caindo. Fomos e voltamos à Lua, mas mal conseguimos estender nossas mãos para ajudar aquele que cai.
Nossas máquinas chegaram a Marte, mas nem conseguimos atravessar a rua, o pior, o corredor do prédio para conversar e conhecer nossos vizinhos.
Em fim, conquistamos o espaço sideral, mas não o nosso próprio recôndito da alma.
Caprichamos em fazer obras grandiosas, maiores, mas nos esquecemos das melhores – das boas obras.
Lutamos para limpar o ar, mas poluímos a alma e perdemos valores. Os cientistas dominam a força do átomo, mas não conseguimos domar o nosso preconceito.
Escrevemos mais e aprendemos de menos; planejamos mais, e realizamos de menos.
Construímos computadores cada vez mais modernos e sofisticados para armazenar informações, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos.
Estamos vivendo na era do “fast-food” e da digestão lenta; da comida pronta e da correria nos momentos sagrados da reunião em família.
O homem está cada vez maior, porém de caráter menor; os lucros são acentuados e as relações cada vez mais vazias.
Vivemos a era dos dois empregos, vários divórcios, casas chiques – mas de lares e relacionamentos despedaçados.
Essa é a era das viagens rápidas, relacionamentos “relâmpagos” (ficar, pegar...); das fraldas e moral descartáveis; das rapidinhas e das pílulas “mágicas”.
Um tempo de vitrines glamorosas, dispensas vazias e dos cérebros ocos.
Uma Era onde tudo que lemos, pouco refletimos.

Caro leitor, lembre-se de dar um abraço carinhoso em seus pais, em seus amigos, pois não lhe custa um centavo sequer.
Lembre-se de abraçar e dizer “eu te amo” à sua companheira e às pessoas que ama, valorize sua família e as pessoas que estão ao seu lado – sempre.
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.
Por isso, em primeiro lugar, se ame... se ame muito.
Cuide de você, da sua saúde, da sua alma, de sua vida... Isso só você pode fazer.

Se sua saúde está abalada, seja física ou financeira - contacte-nos. Podemos lhe mostrar um caminho para busca de solução.